quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


Inscrições abertas para o Concurso NOS@EUROPE

 

O concurso “NOS@EUROPE: Que meios para o nosso futuro!”, promovido pela Universidade de Aveiro (UA), continua a decorrer em escolas de todo o país. A iniciativa dirige-se ao público em geral e visa envolver os cidadãos num debate sobre «Que Meios para o Nosso Futuro: O Próximo Quadro Financeiro da União Europeia e os efeitos da PAC». As inscrições decorrem até 3 semanas antes de cada evento e podem ser apresentadas provas de teatro, debate, info-estafeta, culinária, entre outras, no âmbito da temática em concurso.

Os objetivos desta competição são informar e sensibilizar os cidadãos para este assunto, fomentando um maior conhecimento e uma participação mais informada e consequente na vida em sociedade. “Com o NOS@EUROPE pretende-se por a sociedade Portuguesa a discutir o futuro de Portugal e da União Europeia, os recursos existentes e a forma como são geridos e repartidos, nomeadamente, as opções tomadas no âmbito do próximo Quadro Financeiro da União Europeia e a forma como tem vindo a ser planeada e executada a Política Agrícola Comum”, explica uma das coordenadoras do projeto, Celeste Varum.

As equipas devem ser constituídas por grupos de 14-16 elementos, mais claque, que incluirão, obrigatoriamente, dois a quatro professores de qualquer nível de ensino, seis a 10 alunos do ensino básico e/ou secundário e/ou superior e dois a quatro participantes com mais de 65 anos. A estes deverão ser adicionados outros elementos, que constituirão a claque, a qual terá, no máximo, 16 elementos. Os elementos de cada equipa e claque não precisam de pertencer todos à mesma escola, sendo que o conjunto pode incluir familiares ou outros elementos, de variadas idades e situações profissionais.

O projeto NOS@EUROPE conta com a participação de escolas e outras entidades, que participam no concurso enquanto anfitriãs dos eventos regionais e enquanto participantes efetivos das diversas provas que compõem este desafio.

O primeiro e o segundo evento regional do NOS@EUROPE decorreram no passado dia 6 e 8 de fevereiro na Escola Profissional de Aveiro e em St. Peter's School em Palmela. Estiveram em concurso várias equipas, as quais executaram provas de teatro, debate, info-estafeta e culinária, provas focadas nas temáticas do concurso. As equipas foram apoiadas pelas respetivas claques e pelo público presente, o qual incluiu familiares, membros da sociedade local, jornalistas, professores e direção das escolas.

As provas continuam pelo país fora, sendo que a grande final realiza-se, na UA, em maio, com três equipas selecionadas nos eventos regionais. As inscrições das equipas podem acontecer até 3 semanas antes da data definida para cada evento regional, conforme calendarização divulgada no website do concurso (http://nos-at-europe2012.web.ua.pt/eventos). Para além dos eventos regionais agendados, outros poderão ainda vir a ser organizados. Se houver interesse em organizar algum destes eventos na sua escola, por favor, contacte a organização.

NOS@EUROPE é um concurso desenhado e implementado pelo Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial e pelo Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro, ambos da UA, coordenado pelas professoras Silvina Santana e Celeste Varum, no âmbito de uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia através do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, enquanto organismo intermediário no quadro da parceria de gestão estabelecida entre o Governo Português e a Comissão Europeia.

Mais informações sobre esta iniciativa aqui: http://nos-at-europe2012.web.ua.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário