CONSULTE ESTA PÁGINA DESDE O FUNDO :
- Desenvolvimento de competências para recusar comportamentos não desejados ou que violem a dignidade ou os direitos pessoais;
- Desenvolvimento de competências de comunicação;
- Aquisição e utilização de vocabulário e formas de expressão adequadas;
- Aquisição e utilização de vocabulário e formas de expressão adequadas;
- Tomada de consciência para a utilização, quando necessário, de meios contraceptivos e de prevenção de contágio de doenças sexualmente transmissíveis, seguros e eficazes;
- Desenvolvimento de competências para pedir ajuda e saber recorrer a apoios quando necessário.
- Desenvolvimento de competências para pedir ajuda e saber recorrer a apoios quando necessário.
“Promoção da Saúde através dos Gabinetes de Informação e Apoio ao Aluno”
As seguintes afirmações poderão ocorrer ou ter ocorrido em qualquer escola do país e não se referem nem à nossa Escola nem a uma escola específica. Analise cada uma das frases e pense qual a solução ou soluções mais positivas para cada caso.
1 - Dois alunos, um rapaz e uma rapariga do 8º ano e da mesma turma, estão escondidos atrás de umas árvores no recreio da escola, estão muito juntinhos a acariciar-se mutuamente e são vistos por um auxiliar de acção educativa. Este leva-os à direcção da escola. O director chama os pais à escola e conta-lhes o sucedido.
2- Como poderá existir na escola uma máquina automática com “kits” de higiene dental assim deverá também existir uma máquina de preservativos.
3- Durante o recreio das 10:00 h, quatro alunos do 7º ano e turma C, jogam voleibol num dos sete campos colocados neste espaço. Duas raparigas passam pelo meio do campo e perturbam-lhes o jogo. Os rapazes “não estão com meias medidas”, agarram-nas e “apalpam-lhes o rabo”. Um auxiliar de acção educativa que estava a passar vira as costas aos alunos e continua a fazer que não é nada consigo. Um professor também passa pelo recreio, observa o que se passa, vai ter com os alunos e separa-os. Vai falar com o Coordenador do Projecto de Educação para a Saúde e conta-lhe o sucedido. O coordenador fala com a colega directora de turma e conta-lhe o sucedido. Combina com ela um dia para os alunos irem ao GIAA.
4- Durante um aula de Biologia do 12º ano, um rapaz e uma rapariga que estão no fundo da sala numa mesa de dois lugares e a fazer um trabalho de grupo, aproveitam a situação e trocam mimos/carícias de uma forma muito ousada. A professora, vê o que se está a passar mas não intervém.
5- Ao subir as escadas para o primeiro piso da escola, uma rapariga do 7º ano, com doze anos de idade, manda um piropo a um rapaz do 12º ano. Este diz-lhe: “Cresce e aparece!” Um professor que ia a passar vira-se para a rapariga e diz-lhe: “Não tens vergonha! Uma “pequenitates” e já muito atrevida!”
ATIVIDADES
Conteúdos | Temas | Actividades |
Sexo e sexualidade(s) | - Da sexualidade na infância à sexualidade na adolescência - Género, igualdade de género, papéis de género e identidade de género - A imagem do corpo e a identidade sexual | - Trabalho de grupo e brainstorming acerca da definição de sexualidade - Actividade a fim de distinguir identidade de género de identidade sexual - Debate acerca da imagem dada pelos media quanto aos papéis sexuais - Actividade para reconhecer a importância e o significado de mainstreaming como estratégia para atingira igualdade de género - Realização de um questionário sobre os diferentes aspectos da sexualidade |
Conteúdos | Temas | Actividades |
A adolescência e as transformações do corpo | - O que é a adolescência? -Conceito e ritos de passagem | - Interpretação de um texto a fim de promover o autoconhecimento do adolescente - Debate sobre o significado de irreverência, dualidade, transgressão e riscos - Análise da música “Não há estrelas no céu” como modo de reflectir acerca da adolescência - Pesquisa sobre ritos de passagem do estado de criança para o estado adulto em diferentes culturas - Debate sobre o duplo padrão moral e sexual: “A adolescência é vivida de forma diferente por rapazes e raparigas” |
- As alterações pubertárias nos rapazes | - Debate sobre os contornos de corpos de crianças e de jovens do grupo alvo levando o aluno a relacionar as transformações corporais com as funções dos órgãos sexuais |
Conteúdos | Temas | Actividades |
A adolescência e as transformações do corpo | ||
- A produção de esperma e a primeira ejaculação | - Prospecção sobre o significado de ejaculação relacionando-a com a função dos órgãos genitais - Fazer uma hipotética “entrevista” ao esperma na qual o professor irá direccionar as perguntas e respostas - Actividades de role- play | |
- As alterações pubertárias nas raparigas | - Fornecer aos alunos contornos de corpos de crianças e de grupos alvo - Descrição acerca das transformações corporais e relacioná-las com as funções dos órgãos sexuais - Legendar o aparelho reprodutor feminino visto do interior e do exterior | |
- A primeira menstruação | - Dar a conhecer uma situação real que testemunha a vivência positiva das transformações femininas na puberdade |
Conteúdos | Temas | Actividades |
Os agentes de socialização na adolescência | ||
- A auto-estima | - Fazer um inventário acerca da maneira como cada um se sente - Pesquisar diferentes padrões de beleza ao longo da história (com o auxílio da Internet) como forma de promover a aceitação e a subjectividade da beleza - Construção da cartazes/ textos com base no tema “Imaginar outros padrões de beleza” |
Conteúdos | Temas | Actividades |
A descoberta da sexualidade | ||
- A masturbação | - Trabalho de grupo para desconstruir os mitos e falsas crenças relativamente à masturbação |
Conteúdos | Temas | Actividades |
A descoberta da sexualidade | ||
- Sentimentos e emoções | - Exprimir por meio de mímica sentimentos em diferentes contextos - Posteriores comentários às dificuldades sentidas ao expressar e ao descodificar sentimentos - Debate relativo ao tema “Os rapazes não mostram as suas emoções” - Recolher cartas de amor recorrendo à literatura e proceder a um debate em que se realça a comunicação escrita, neste caso a carta, como forma privilegiada de exprimir sentimentos - Processo semelhante mas com conversas ao telefone - Debate: Os afectos: liberdade ou servidão? - Análise da canção “Jura” do Rui Veloso como alicerce para reflectir acerca de conceitos como ternura, ciúme, compromisso, solidão, saudade, razão, entre outros - Procurar e recortar imagens que expressem formas prazenteiras de viver a afectividade e imagens que demonstrem o desagrado de viver a afectividade - Construir textos em que se mostre a importância da necessidade que todas as pessoas têm de receber afecto | |
Conteúdos | Temas | Actividades |
Gravidez na adolescência | - Que saídas? | - Actividades que induzam o aluno para a aquisição de competências responsáveis sobre a contracepção; entender as repercussões da interrupção da gravidez; acabar com os mitos relacionados com a fisiologia, contracetivos e IST (Infeções Sexualmente Transmissíveis), compreender a contraceção com responsabilidade do par |
Conteúdos | Temas | Actividades |
As Infeções Sexualmente Transmissíveis | - IST, suas consequências e tratamentos | - Actividades que induzam o aluno para a aquisição de competências responsáveis sobre a contracepção; entender as repercussões da interrupção da gravidez; acabar com os mitos relacionados com a fisiologia, contracetivos e IST (Infeções Sexualmente Transmissíveis), compreender a contraceção com responsabilidade do par |
Conteúdos | Temas | Actividades |
A contracepção | - Os métodos contraceptivos - Método Ogino- Knaus - Método das temperaturas - Coito interrompido - Preservativo masculino - Preservativo feminino - Diafragma - Espermicidas - Esterilização feminina ou masculina - Contracepção hormonal - Dispositivo Intra- uterino (DIU) - Contracepção de emergência ou “pílula do dia seguinte” | - Actividades que induzam o aluno para a aquisição de competências responsáveis sobre a contracepção; entender as repercussões da interrupção da gravidez; acabar com os mitos relacionados com a fisiologia, contracetivos e IST (Infeções Sexualmente Transmissíveis), compreender a contraceção com responsabilidade do par |
Conteúdos | Temas | Actividades |
O primeiro exame ginecológico | - Em que consiste um exame ginecológico - Exame dos órgãos genitais externos - Exame dos órgãos genitais internos -Exame do peito | |
Violência Sexual | - Prostituição - Assédio - Abuso |
Técnicas de trabalho em sala de aula
A metodologia proposta é variada, mas assenta na perspectiva de que cabe aos alunos o desempenho de um papel activo na procura permanente do saber e ao professor o papel de apoiar e acompanhar este processo, bem como o de criar momentos que apelem à reflexão dos alunos e ao desenvolvimento de comportamentos assertivos. A partir deste pressuposto, propõe-se que, independentemente da modalidade, se usem técnicas como:
1. Trabalho em pequenos grupos, que consiste em dividir os participantes em grupos de 3 a 5 elementos, conduzindo a execução de uma tarefa, ou dividindo várias tarefas entre eles; esta técnica pode ser complementada por uma apresentação e discussão dos resultados de cada grupo, numa perspectiva do grupo mais alargado;
2. Brainstorming ou “Tempestade de ideias”, que consiste em listar, sem a preocupação de discutir num primeiro momento, todas as sugestões que o grupo ou a turma fazem sobre determinada questão ou problema;
3. Resolução de problemas, mediante a utilização de histórias e/ou casos inventados ou reais, incentivando-se a discussão para a resolução de problemas comuns com os quais os sujeitos podem vir a ser confrontados;
4. Questionários, cujo preenchimento pode ser um ponto de partida para a partilha de opiniões, dúvidas ou questões;
5. Produção de informação, sob a forma de cartazes, folhetos, filmes, apresentações de diapositivos e outros meios que envolvam uma prévia recolha, selecção e organização da informação;
6. Jogos de clarificação de valores, onde se promove o debate entre posições diferentes (podendo ou não chegar-se a consenso), através da utilização de pequenas frases que sejam opinativas e polémicas;
7. Role play ou dramatização, que consiste na simulação de pequenos casos ou histórias em que intervém o número de personagens que se quiser;
8. Caixa de perguntas, com a recolha prévia e anónima de perguntas sobre temas de interesse da turma ou de levantamento de necessidades;
9. Exploração de meios audiovisuais, como canções, ou filmes, instrumentos a partir dos quais se podem organizar momentos importantes de discussão e aprendizagem.
BOM TRABALHO!
Matérias respeitantes à Educação para a Saúde e Educação Sexual | |
Portaria nº 196-A/2010 - 9 de Abril | |
7º, 8º e 9º Anos | Dimensão ética da sexualidade humana:
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8ºAno |
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9ºAno |
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10º, 11º e 12º Anos | Compreensão ética da sexualidade humana. Sem prejuízo dos conteúdos já enunciados no 3.º ciclo, sempre que se entenda necessário, devem retomar -se temas previamente abordados, pois a experiência demonstra vantagens de se voltar a abordá-los com alunos que, nesta fase de estudos, poderão eventualmente já ter iniciado a vida sexual ativa. A abordagem deve ser acompanhada por uma reflexão sobre atitudes e comportamentos dos adolescentes na atualidade:
Informação estatística, por exemplo sobre:
Nota: A informação estatística poderá ser relacionada e acompanhada por uma análise e uma reflexão sobre as atitudes e comportamentos dos adolescentes. |