EDUCAÇÃO SEXUAL

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Matérias respeitantes à Educação para a Saúde e Educação Sexual

Técnicas de trabalho em sala de aula

COMPETÊNCIAS - EDUCAÇÃO SEXUAL
-  Desenvolvimento de competências que estarão na base da tomada de decisões responsáveis;
- Desenvolvimento de competências para recusar comportamentos não desejados ou que violem a dignidade ou os direitos pessoais;



- Desenvolvimento de competências de comunicação;
- Aquisição e utilização de vocabulário e formas de expressão adequadas;
- Tomada de consciência para a utilização, quando necessário, de meios contraceptivos e de prevenção de contágio de doenças sexualmente transmissíveis, seguros e eficazes;
- Desenvolvimento de competências para pedir ajuda e saber recorrer  a apoios quando necessário.



“Promoção da Saúde através dos Gabinetes de Informação e Apoio ao Aluno”
As seguintes afirmações poderão ocorrer ou ter ocorrido em qualquer escola do país e não se referem nem à nossa Escola nem a uma escola específica. Analise cada uma das frases e pense qual a solução ou soluções mais positivas para cada caso.
1 - Dois alunos, um rapaz e uma rapariga do 8º ano e da mesma turma, estão escondidos atrás de umas árvores no recreio da escola, estão muito juntinhos a acariciar-se mutuamente e são vistos por um auxiliar de acção educativa. Este leva-os à direcção da escola. O director chama os pais à escola e conta-lhes o sucedido.
2- Como poderá existir na escola uma máquina automática com “kits” de higiene dental assim deverá também existir uma máquina de preservativos.
3- Durante o recreio das 10:00 h, quatro alunos do 7º ano e turma C, jogam voleibol num dos sete campos colocados neste espaço. Duas raparigas passam pelo meio do campo e perturbam-lhes o jogo. Os rapazes “não estão com meias medidas”, agarram-nas e “apalpam-lhes o rabo”. Um auxiliar de acção educativa que estava a passar vira as costas aos alunos e continua a fazer que não é nada consigo. Um professor também passa pelo recreio, observa o que se passa, vai ter com os alunos e separa-os. Vai falar com o Coordenador do Projecto de Educação para a Saúde e conta-lhe o sucedido. O coordenador fala com a colega directora de turma e conta-lhe o sucedido. Combina com ela um dia para os alunos irem ao GIAA.
4- Durante um aula de Biologia do 12º ano, um rapaz e uma rapariga que estão no fundo da sala numa mesa de dois lugares e a fazer um trabalho de grupo, aproveitam a situação e trocam mimos/carícias de uma forma muito ousada. A professora, vê o que se está a passar mas não intervém.
5- Ao subir as escadas para o primeiro piso da escola, uma rapariga do 7º ano, com doze anos de idade, manda um piropo a um rapaz do 12º ano. Este diz-lhe: “Cresce e aparece!” Um professor que ia a passar vira-se para a rapariga e diz-lhe: “Não tens vergonha! Uma “pequenitates” e já muito atrevida!”

ATIVIDADES


Conteúdos
Temas
Actividades

Sexo e sexualidade(s)


- Da sexualidade na infância à sexualidade na adolescência

- Género, igualdade de género, papéis de género e identidade de género

- A imagem do corpo e a identidade sexual

- Trabalho de grupo e brainstorming acerca da definição de sexualidade

- Actividade a fim de distinguir identidade de género de identidade sexual

- Debate acerca da imagem dada pelos media quanto aos papéis sexuais

- Actividade para reconhecer a importância e o significado de mainstreaming como estratégia para atingira igualdade de género

- Realização de um questionário sobre os diferentes aspectos da sexualidade


Conteúdos
Temas
Actividades

A adolescência e as transformações do corpo



- O que é a adolescência?

-Conceito e ritos de passagem

- Interpretação de um texto a fim de promover o autoconhecimento do adolescente

- Debate sobre o significado de irreverência, dualidade, transgressão e riscos

- Análise da música “Não há estrelas no céu” como modo de reflectir acerca da adolescência

- Pesquisa sobre ritos de passagem do estado de criança para o estado adulto em diferentes culturas

- Debate sobre o duplo padrão moral e sexual: “A adolescência é vivida de forma diferente por rapazes e raparigas”


 - As alterações pubertárias nos rapazes
- Debate sobre os contornos de corpos de crianças e de jovens do grupo alvo levando o aluno a relacionar as transformações corporais com as funções dos órgãos sexuais



Conteúdos
Temas
Actividades


A adolescência e as transformações do corpo





- A produção de esperma e a primeira ejaculação
- Prospecção sobre o significado de ejaculação relacionando-a com a função dos órgãos genitais

- Fazer uma hipotética “entrevista” ao esperma na qual o professor irá direccionar as perguntas e respostas

- Actividades de role- play

- As alterações pubertárias nas raparigas
- Fornecer aos alunos contornos de corpos de crianças e de grupos alvo

- Descrição acerca das transformações corporais e relacioná-las com as funções dos órgãos sexuais

- Legendar o aparelho reprodutor feminino visto do interior e do exterior

 - A primeira menstruação


- Dar a conhecer uma situação real que testemunha a vivência positiva das transformações femininas na puberdade



Conteúdos
Temas
Actividades
Os agentes de socialização na adolescência



- A auto-estima
- Fazer um inventário acerca da maneira como cada um se sente

- Pesquisar diferentes padrões de beleza ao longo da história (com o auxílio da Internet) como forma de promover a aceitação e a subjectividade da beleza

- Construção da cartazes/ textos com base no tema “Imaginar outros padrões de beleza”



Conteúdos
Temas
Actividades
A descoberta da sexualidade




- A masturbação


- Trabalho de grupo para desconstruir os mitos e falsas crenças relativamente à masturbação



Conteúdos
Temas
Actividades
A descoberta da sexualidade



- Sentimentos e emoções

- Exprimir por meio de mímica sentimentos em diferentes contextos

- Posteriores comentários às dificuldades sentidas ao expressar e ao descodificar sentimentos

- Debate relativo ao tema “Os rapazes não mostram as suas emoções”

- Recolher cartas de amor recorrendo à literatura e proceder a um debate em que se realça a comunicação escrita, neste caso a carta, como forma privilegiada de exprimir sentimentos

- Processo semelhante mas com conversas ao telefone

- Debate: Os afectos: liberdade ou servidão?

- Análise da canção “Jura” do Rui Veloso como alicerce para reflectir acerca de conceitos como ternura, ciúme, compromisso, solidão, saudade, razão, entre outros

- Procurar e recortar imagens que expressem formas prazenteiras de viver a afectividade e imagens que demonstrem o desagrado de viver a afectividade
- Construir textos em que se mostre a importância da necessidade que todas as pessoas têm de receber afecto
Conteúdos
Temas
Actividades
Gravidez na adolescência
- Que saídas?

- Actividades que induzam o aluno para a aquisição de competências responsáveis sobre a contracepção; entender as repercussões da interrupção da gravidez; acabar com os mitos relacionados com a fisiologia, contracetivos e IST (Infeções Sexualmente Transmissíveis), compreender a contraceção com responsabilidade do par




Conteúdos
Temas
Actividades

As Infeções Sexualmente Transmissíveis


- IST, suas consequências e tratamentos

 - Actividades que induzam o aluno para a aquisição de competências responsáveis sobre a contracepção; entender as repercussões da interrupção da gravidez; acabar com os mitos relacionados com a fisiologia, contracetivos e IST (Infeções Sexualmente Transmissíveis), compreender a contraceção com responsabilidade do par



Conteúdos
Temas
Actividades

A contracepção


- Os métodos contraceptivos
- Método Ogino- Knaus
- Método das temperaturas
- Coito interrompido
- Preservativo masculino
- Preservativo feminino
- Diafragma
- Espermicidas
- Esterilização feminina ou masculina
- Contracepção hormonal
- Dispositivo Intra- uterino (DIU)
- Contracepção de emergência ou “pílula do dia seguinte”

- Actividades que induzam o aluno para a aquisição de competências responsáveis sobre a contracepção; entender as repercussões da interrupção da gravidez; acabar com os mitos relacionados com a fisiologia, contracetivos e IST (Infeções Sexualmente Transmissíveis), compreender a contraceção com responsabilidade do par



Conteúdos
Temas
Actividades

O primeiro exame ginecológico


- Em que consiste um exame ginecológico
- Exame dos órgãos genitais externos
- Exame dos órgãos genitais internos
-Exame do peito



Violência Sexual


- Prostituição
- Assédio
- Abuso






Técnicas de trabalho em sala de aula

            A metodologia proposta é variada, mas assenta na perspectiva de que cabe aos alunos o desempenho de um papel activo na procura permanente do saber e ao professor o papel de apoiar e acompanhar este processo, bem como o de criar momentos que apelem à reflexão dos alunos e ao desenvolvimento de comportamentos assertivos. A partir deste pressuposto, propõe-se que, independentemente da modalidade, se usem técnicas como:

1. Trabalho em pequenos grupos, que consiste em dividir os participantes em grupos de 3 a 5 elementos, conduzindo a execução de uma tarefa, ou dividindo várias tarefas entre eles; esta técnica pode ser complementada por uma apresentação e discussão dos resultados de cada grupo, numa perspectiva do grupo mais alargado;

2. Brainstorming ou “Tempestade de ideias”, que consiste em listar, sem a preocupação de discutir num primeiro momento, todas as sugestões que o grupo ou a turma fazem sobre determinada questão ou problema;

3. Resolução de problemas, mediante a utilização de histórias e/ou casos inventados ou reais, incentivando-se a discussão para a resolução de problemas comuns com os quais os sujeitos podem vir a ser confrontados;

4. Questionários, cujo preenchimento pode ser um ponto de partida para a partilha de opiniões, dúvidas ou questões;

5. Produção de informação, sob a forma de cartazes, folhetos, filmes, apresentações de diapositivos e outros meios que envolvam uma prévia recolha, selecção e organização da informação;

6. Jogos de clarificação de valores, onde se promove o debate entre posições diferentes (podendo ou não chegar-se a consenso), através da utilização de pequenas frases que sejam opinativas e polémicas;

7. Role play ou dramatização, que consiste na simulação de pequenos casos ou histórias em que intervém o número de personagens que se quiser;

8. Caixa de perguntas, com a recolha prévia e anónima de perguntas sobre temas de interesse da turma ou de levantamento de necessidades;

9. Exploração de meios audiovisuais, como canções, ou filmes, instrumentos a partir dos quais se podem organizar momentos importantes de discussão e aprendizagem.


BOM TRABALHO!




Matérias respeitantes à Educação para a Saúde e Educação Sexual

Portaria nº 196-A/2010 - 9 de Abril
7º, 8º e 9º Anos
Dimensão ética da sexualidade humana:
  • Compreensão da sexualidade como uma das componentes mais sensíveis da pessoa, no contexto de um projeto de vida que integre valores (por exemplo: afetos, ternura, crescimento e maturidade emocional, capacidade de lidar com frustrações, compromissos, abstinência voluntária) e uma dimensão ética;
  • Compreensão do uso e acessibilidade dos métodos contracetivos e, sumariamente, dos seus mecanismos de ação e tolerância (efeitos secundários);
  • Compreensão da epidemiologia das principais IST (Infeções Sexualmente Transmissíveis) em Portugal e no mundo (incluindo infeção por VIH/vírus da imunodeficiência humana — HPV2/vírus do papiloma humano — e suas consequências) bem como os métodos de prevenção. Saber como se protege o seu próprio corpo, prevenindo a violência e o abuso físico e sexual e comportamentos sexuais de risco, dizendo não a pressões emocionais e sexuais;
  • Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas.
8ºAno
  • Compreensão do uso e acessibilidade dos métodos contracetivos e, sumariamente, dos seus mecanismos de ação e tolerância (efeitos secundários);
  • Compreensão da noção de parentalidade no quadro de uma saúde sexual e reprodutiva saudável e responsável.
9ºAno
  • Compreensão do ciclo menstrual e ovulatório;
  • Conhecimento das taxas e tendências de maternidade e da paternidade na adolescência e compreensão do respetivo significado;
  • Conhecimento das taxas e tendências das interrupções voluntárias de gravidez, suas sequelas e respetivo significado.
10º, 11º e 12º Anos
Compreensão ética da sexualidade humana.
Sem prejuízo dos conteúdos já enunciados no 3.º ciclo, sempre que se entenda necessário, devem retomar -se temas previamente abordados, pois a experiência demonstra vantagens de se voltar a abordá-los com alunos que, nesta fase de estudos, poderão eventualmente já ter iniciado a vida sexual ativa. A abordagem deve ser acompanhada por uma reflexão sobre atitudes e comportamentos dos adolescentes na atualidade:
  • Compreensão e determinação do ciclo menstrual em geral, com particular atenção à identificação, quando possível, do período ovulatório, em função das características dos ciclos menstruais.
Informação estatística, por exemplo sobre:
  • Idade de início das relações sexuais, em Portugal e na EU;
  • Taxas de gravidez e aborto em Portugal;
  • Métodos contracetivos disponíveis e utilizados; segurança proporcionada por diferentes métodos; motivos que impedem o uso de métodos adequados;
  • Consequências físicas, psicológicas e sociais da maternidade e da paternidade de gravidez na adolescência e do aborto;
  • Doenças e infeções sexualmente transmissíveis (como infeção por VIH e HPV) e suas consequências;
  • Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis;
  • Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas.
Nota: A informação estatística poderá ser relacionada e acompanhada por uma análise e uma reflexão sobre as atitudes e comportamentos dos adolescentes.