quinta-feira, 3 de novembro de 2011


PROJECTO JUVENTUDE – SABER COM NORMAS

Instituto Português da Qualidade
Ministério da Educação


O IPQ, enquanto Organismo Nacional de Normalização considera que a divulgação da normalização nas escolas é uma abordagem estruturante e estratégica na medida em que, dá a conhecer a importância crescente que esta actividade tem na economia mundial, numa dimensão transversal e ainda pelos múltiplos impactos na vida de todos os cidadãos. Sendo a inclusão da Normalização na oferta formativa através dos sistemas de ensino, uma aposta incontestada por parte da Comissão Europeia, desde 2008, o IPQ assume e reconhece a importância da continuidade deste Projecto, que conta com o apoio do Ministério da Educação e Ciência, através da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e que se dirige a todas as escolas do ensino secundário público e privado e a todas as ofertas de educação/formação deste nível de ensino.
O Projeto Juventude – Saber com Normas  desafia todos os alunos do ensino secundário, a realizar trabalhos criativos no âmbito da normalização, com recurso à pesquisa de normas para temas diversos no âmbito do currículo e/ou do projeto educativo de escola, ou mesmo a adaptação de algum trabalho já iniciado, tendo em consideração a transversalidade da normalização e a sua importância no desenvolvimento da sociedade contemporânea.
Poderão também optar, pela realização de umasessão temática que divulgue à comunidade escolar em que se insere, através de posters, folhetos ou filmes, a temática da Normalização e como ela é importante para a nossa vida.
As sessões temáticas deverão ser devidamente ilustradas com fotos e com exemplos dos materiais de apoio efetuados para o efeito.
Os trabalhos podem ser individuais ou de grupo e deverão ser acompanhados por um professor responsável.
Os trabalhos devem ser enviados para o Instituto Português da Qualidade
até dia 28 de Maio de 2012 e serão organizados em duas categorias – Trabalhos e Eventos. Posteriormente serão analisados e avaliados por um Júri nacional. No final do ano letivo ao trabalho vencedor por categoria será entregue o respetivo prémio contemplando alunos e professor responsável e ainda Diploma para a escolas.
Informamos ainda que o Instituto Português da Qualidade está disponível para fazer sessões de formação/divulgação nas escolas, sobre esta temática.
Saiba mais sobre o Projecto Juventude no sítio Web do IPQ, em www.ipq.pt clicando em MATERIAL DE APOIO.
Poderá ainda colocar as suas questões através do endereço mjgraca@mail.ipq.pt ou entrar directamente no Facebook e visualizar os trabalhos vencedores dos anos anteriores:
Colabore connosco

Sem comentários:

Enviar um comentário